domingo, 18 de agosto de 2013

UM SÓLIDO SENTIMENTO, UM AMOR VERDADEIRO, INCONDICIONAL!


 
 
Uma garrafa pode conter um líquido saboroso, por exemplo, o vinho; mas um coração pode transcender a matéria, carnalidade e  abarcar um sólido sentimento, um amor verdadeiro, incondicional.
 
Não tenha a ilusão de confundir  o prazer de saborear apenas o líquido, o néctar da uva, o vinho; com o   significado supremo de compartilhar o vinho, representando o Sangue Precioso, Sagrado,  do Senhor Jesus, na Última Ceia,  com seus amados discípulos.
 
 Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós. Lucas 22:20
 
Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. 1 Coríntios 11:25
 
 
 
'Será que os habitantes de nosso líquido mundo moderno... preocupados com uma coisa e falando de outra? Eles garantem que seu desejo, paixão, objetivo ou sonho é “relacionar-se”. Mas será que na verdade não estão preocupados principalmente em evitar que suas relações acabem congeladas e coaguladas? Estão mesmo procurando relacionamentos duradouros, como dizem, ou seu maior desejo é que eles sejam leves e frouxos, de tal modo que, como as riquezas de Richard Baxter, que “cairiam sobre os ombros como um manto leve”, possam “ser postos de lado a qualquer momento”? Afinal, que tipo de conselho eles querem de verdade: como estabelecer um relacionamento ou – só por precaução – como rompê-lo sem dor e com a consciência limpa? Não há uma resposta fácil a essa pergunta, embora ela precise ser respondida e vá continuar sendo feita, à medida que os habitantes do líquido mundo moderno seguirem sofrendo sob o peso esmagador da mais ambivalente entre as muitas tarefas com que se defrontam no dia-a-dia'.

(De “Amor Líquido Sobre a fragilidade dos laços humanos” Zygmunt Bauman ... pg 11)
 
 
 
'Amor líquido é um amor “até segundo aviso”, o amor a partir do padrão dos bens de consumo: mantenha-os enquanto eles te trouxerem satisfação e os substitua por outros que prometem ainda mais satisfação. O amor com um espectro de eliminação imediata e, assim, também de ansiedade permanente, pairando acima dele. Na sua forma “líquida”, o amor tenta substituir a qualidade por quantidade — mas isso nunca pode ser feito, como seus praticantes mais cedo ou mais tarde acabam percebendo. É bom lembrar que o amor não é um “objeto encontrado”, mas um produto de um longo e muitas vezes difícil esforço e de boa vontade'. (Extraído da Revista Isto É- entrevista com Zygmunt Bauman- Sociólogo Polonês)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário