sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

DESCONHECIDO


 
 
 
Desconhecido interação sem respostas; desconhecido sentado em frente ao computador sem ascender a peregrinação árdua lá fora; desconhecido absinto sem ser digerido; desconhecido incógnita adiada a resolução; desconhecido fumaça indicando incêndio; desconhecido neblina ocultando o sol; desconhecido vagaroso enquanto o tempo velozmente transcorre; desconhecido ovo mexido sem fartar, saciar; desconhecido tempestade sem nenhum abrigo; desconhecido sem civilidade, carnalidade a te adornar; desconhecido uma pequena aranha ainda tentando se equilibrar no intangível; desconhecido apenas um nuance sem ser colorido;  desconhecido tenta ser cata-vento sem alegrar a criança; desconhecido almeja ser comandante do navio para guiar a tripulação sem bússola, sem saber nadar, nem comandar, nem clamar;  desconhecido perdido sem se encontrar; desconhecido afoito sem pensar, meditar...
 
Desconhecido tu insistes em se revelar sob a ótica do meu olhar; desconhecido cresça, amadureça, apareça; SEJA CONHECIDO, sem mais postergar e nem penar!
 
 
 
''Um único evento dentro de nós pode despertar um estranho totalmente desconhecido''. (Antoine Saint-Exupéry)












 

 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

DEI UMA TRÉGUA




''Dei uma trégua para mim mesma; dócil e submissa, fui enquadrada na régua do tempo determinado'.'


Dei uma trégua, um armistício benevolente entre a minha realidade e o meu sonho que me instigava a voar, sem ainda ter asas; a queda seria iminente, se eu não brecasse a minha impulsividade.
 
Dei uma trégua para aprender e aprimorar a lição antes de praticá-la na escola da vida.
 
Dei uma trégua a guerra íntima que era travada dentro de mim, que apenas queria avançar, tomar posse, delimitar o terreno--é meu, só meu!-- a paz, sem posse, foi o maior troféu que angariei!
 
Dei uma trégua para a profusão inesgotável de palavras, me aquietei e soube conviver harmoniosamente com a escassez diária de diálogo; o silêncio me cingiu como um escudo; ele me protegeu de minha própria eloquência.
 
Dei uma trégua a tristeza; a alegria me ornamentou de força para bailar, sem vacilar ou tropeçar, conforme a música entoada a qualquer momento.
 
Dei uma trégua de me olhar minuciosamente no espelho, a imagem congelada, não era mais um pássaro empalhado que me assustava.
 
Dei uma trégua  e fechei a janela, sem mais enxergar a chuva que jorrava profusamente lá fora, sem  irrigar o meu jardim!
 
Dei uma trégua e caminhei apenas mais uma légua numa guerra solitária sem vencedores!!!





 
 
 
 
 
 
 
 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ATIRANDO PEDRA, QUEBRANDO A VIDRAÇA!

 


''Somos aqueles(as) que atiram  pedra; aqueles(as) que são movidos(as) pela raiva, pelo repúdio a dura realidade vigente;  mas ao mesmo tempo também somos aqueles(as) que se contorcem de dor ao percebermos que lesamos alguém;  pensamos que tal gesto insano  serve de alerta e de alguma maneira irracional  detenha o mal.''
 

Já imaginou se a  cada momento que você presencie uma cena que te desagrade, você atire uma pedra na vidraça da casa de alguém ou em qualquer lugar onde impere o mal; como se o fato de atirar uma simples pedra detenha o mal; ou que seja uma forma de alerta, de chamar a atenção da sociedade ou de alguma pessoa...
 
Também pode ser num momento de raiva você quer expressar o seu repúdio dessa maneira irracional;  achando e tentando se justificar que é apenas uma maneira de extravasar  a sua dor, pensando aliviá-la com esse gesto muitas vezes impensado; pode até ser uma forma de revide, de  vingança, represália, ''olho por olho'', ''dente por dente''; sendo um (a) justiceiro (a) implacável.
 
No filme ''A Árvore de Vida'' tem uma cena muito interessante que me chamou atenção quando o filho mais velho de um casal, ''Jack Obrien'', ainda um garoto, tenta extravasar a sua raiva  e o repúdio que ele sente ao ver de longe, como um simples espectador, as brigas entre um casal de vizinhos, ele não aceita ficar passivo em assistir  o sofrimento daquela mulher, e um dia acaba atirando pedras na vidraça do fundo  da casa deles, como se  de alguma maneira com o  seu gesto ele conseguisse deter o mal, acabando a desarmonia entre aquele casal.
 
E quantas vezes queremos agir da mesma maneira desse garoto revoltado, mas se agimos assim, nos sentimos muito mal, pois se a nossa consciência ainda não estiver cauterizada, nos acusa e nos alerta, que jamais extermina o mal praticando-o, perpetuando-o;  e sim detém o mal, praticando o bem, a não violência, o não revide, a não agressão,  praticando, no nosso dia a dia, as palavras de nosso amado Mestre Jesus. Doando de graça a graça que fomos agraciados.

Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
 
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.

 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.

 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.

 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Mateus 5:38-44
 
Espero que essa mensagem te edifique e sirva de alerta diante de tantas atrocidades cometidas diariamente em todas cidades, no nosso planeta; onde passivamente assistimos as notícias,  os relatos estarrecedores de crueldades, os abusos praticados, as  agressões contra o nosso próximo--  a imagem e semelhança de Deus-- porque não torcem por um time de futebol específico, porque não professam uma determinada crença, religião, porque não dirigem velozmente, nem tampouco ultrapassam o sinal fechado, porque não dirigem embriagados, porque não roubam, porque não são drogados, porque não são do mesmo partido político, porque não fazem parte do meu ciclo de amizade, porque não têm o mesmo nível cultural que eu, porque não são meus aliados, porque não professam as minhas ideias e os meus pensamentos, e tantos outros motivos e argumentos, para  continuarmos atirando  pedras e quebrando as vidraças alheias!!!
 
 
 
''Existem duas maneiras de se viver. A maneira da Natureza e a maneira da Graça. Nós temos que escolher qual seguir.” (Frases do Filme: ''A Árvore da Vida''
 
 
 









 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



sábado, 22 de fevereiro de 2014

QUANTO MAIS DIMINUO, SOU CRIANÇA, EU CRESÇO!




Escrever pra mim é uma forma de escavar o meu passado; cada vez que eu escavo mais fundo e trago a superfície um punhado de terra, revolvo dentro de mim nutrientes, húmus essencial, que perdi ao longo das enxurradas da vida...
 
Em cada escavada...volto a ser aquela menina que contava os anos pra crescer rapidamente, que já não apreciava mais brincar com as bonecas, que queria começar a trabalhar  bem cedo, tendo o seu próprio salário, para comprar as suas coisas, e desafogar meu pai, ajudando-o de alguma maneira;  que amava conversar com as pessoas mais velhas, e conseguia plenamente manter as conversas no mesmo nível que elas, ao ponto delas duvidarem quando eu dizia a minha real idade; eu também era a garota mais amadurecida da turma, no Ensino Fundamental, já aconselhava a todos nos intervalos das aulas, ao ponto dos meus colegas me aconselharem a ser uma psicóloga quando eu crescesse.
 
Eu era aquela adolescente que ansiava  ter logo dezoito anos pra assistir o filme ''Romeu e Julieta'', e poder constatar mais de perto o amor que eu só lia nos livros que tanto apreciava; o romantismo dentro de mim brotava como um rama de girassóis sempre irradiando para o alto, querendo alcançar o céu e ser aquecida pelo sol; aquela adolescente risonha, alegre e faceira que saía de mãos dadas com o  meu pai, com o maior orgulho, como se ninguém, na face da terra, tivesse um pai mais maravilhoso do que o meu, nunca me sentir tão amada como naqueles momentos, que íamos passear, assistir os filmes que ele nem me dizia os títulos deles, só pra me ocasionar expectativas, surpresas e alegrias, como por exemplo ''E o Vento Levou'' ...Ou então ir com ele pra aprender a jogar Boliche, mas as bolas eram tão pesadas e eu conseguia só derrubar um obstáculo; mesmo assim meu pai batia palmas e me incentivava a tentar mais uma vez;  ou  quando ele me levava ao Iate Clube, desde a tenra idade, pra me ensinar a nadar, a cada dia perder o medo e a pular num trampolim mais alto, e ele sempre estava de braços abertos me esperando lá embaixo na piscina;  e ele também me ensinava e me deixava pescar e mesmo quando eu só pescava  um peixinho e  me sentia toda orgulhosa por tal façanha e realização, ele me aplaudia e ainda ganhava de prêmio o seu sorriso tão maravilhoso!
 
E eu cresci  e quando me dei conta a maturidade já tinha me revestido com uma capa muito pesada de existir, que já não podia me desvencilhar, porque já era a minha realidade, e sem mais a leveza e  alegria de viver, somente como uma menina, com o frescor da infância; velozmente eu me transformei em uma mulher madura, cheia de responsabilidades, profissional exemplar, mãe extremamente cuidadosa e zelosa com os seus rebentos; mulher não tanto como eu imaginava e tanto sonhava, não conseguia reproduzir na realidade o amor que tanto sabia de cor e decorado, e que eu tanto já conhecia nas leituras dos meus livros.
 
Sempre pulei as etapas da minha vida, e foi quando exaurida percebi que o meu sonho tinha se realizado (eu já era adulta demais) e tinha sido uma criança e uma adolescente extremamente precoce e madura!
 
Faltam apenas dois dias para eu completar 53 anos de existência e que lições eu aprendi e assimilei em ser tão precocemente adulta???
 
--Que quanto mais diminuo, sou criança, eu cresço... eu vou te explicar esse meu pensamento, só com a pureza e a leveza de uma criança podemos enxergar a nossa verdadeira realidade; só com a sensibilidade de uma criança podemos amar sem reservas, perdoar a qualquer momento, a brincar mesmo quando está o dia chuvoso, não tendo nenhum receio de tomar chuva, brincar nas poças de lama,  ter os cabelos desgrenhados, a roupa toda suja, sem se preocupar com a sua aparência ou se vai agradar alguém--você quer ser você, apenas você, CRIANÇA FELIZ--ficar por horas construindo um castelo de areia na praia e quando vem a onda e derruba a sua obra de arte, você sorri e começa tudo de novo...
 
--Aprendi o quanto devemos amar as pessoas ''como se não houvesse amanhã'' conforme a letra da música de Renato Russo, devemos beber sofregamente todos os momentos, sem sequer cogitar que amanhã poderemos morrer sedentas e de inanição; creio que os momentos que vivi ao lado de meu pai foram assim, plenos demais, inesquecíveis, e só ontem percebi que ele me considerava uma parceira de brincadeiras e segredos, eu era ''o filho homem'' que ele nunca teve, aquela que ele efeminizou o seu nome,. aquela, que na sua presença, ele conseguia  resgatar a criança que ele foi um dia...nós éramos apenas crianças felizes quando estávamos juntos. 
 
--Aprendi que amar é ter leveza, ter humildade pra se entregar totalmente,  ser o que você foi  e é quando era criança;  descobrir'' o por quê ''eu tanto desacertei em amar no passado; eu nunca conseguia reproduzir, em meus relacionamentos amorosos, as palavras do Senhor Jesus que ninguém consegue galgar o Reino dos  Céus sem o olhar, sem os sentimentos, a pureza e a leveza de uma criança.
 
Portanto, aquele que se tornar humilde como este menino, esse é o maior no reino dos céus. Mateus 18:4
 
Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. Marcos 10:15
 
--Aprendi também o quanto faz falta um simples bolinho de aniversário, ficar ao lado de minha mãe, observando-a preparando os docinhos, os salgados, o bolo, ah, o bolo! Que delícia! Lamber os dedos com o recheio grudado na panela, me lambuzar no glacê do bolo tão almejado...nunca pensei que sentiria tanta falta de um simples bolinho de aniversario!
 
--Nunca pensei que sentiria tanta falta de presenças, de cheiros, de abraços, de sorrisos, de uma simples ligação,  só pra dizer: você existe, eu me lembrei de você, Feliz Aniversário!
 
Será que envelheci ou só agora sou criança, vivendo, apenas esperançosa, a existir?
 
--Aprendi ... VIVER é apenas resgatar e por em prática o que a criança aprendeu na sua infância!

--Aprendi agora sem vacilar...O que você quer ser quando crescer?

--EU QUERO SER UMA CRIANÇA!

--Aprendi...que a criança comemora o seu aniversário'' como se fosse o seu primeiro aninho'', como na minha foto abaixo que retrata esse inesquecível momento;  sem se importar com  a idade que se tenha atualmente!
 
 
 
 




 

 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O MEU ESCONDERIJO SECRETO

 
 
 
Nunca me esqueço das conversas prazerosas que eu tinha com meu pai, ficava conversando com ele por horas ininterruptas e nem nos dávamos conta do tempo que se passava, nós dois tínhamos uma comunhão de almas inigualável; compartilhávamos os mesmos gostos em relação aos filmes, aos livros, as músicas e tantos outros assuntos que nos tocavam e sensibilizavam demasiadamente, chegava ao ponto dele declamar pra mim poesias de Castro Alves, de Olavo Bilac e tantos outros poetas, mas ele não só declamava, mas interpretava ao ponto de eu chorar; sempre quando estávamos juntos criávamos ''o mundo à parte'',  só nosso, ao ponto de minha mãe, muitas vezes, nos interromper e nos indagar...''O quê tanto conversávamos?''
 
Em especial, em uma dessas conversas que tivemos, ele narrou que quando era adolescente, constantemente deixava os seus pais dormirem, pois ele estudava em um colégio ministrado por padres e tinha de acordar muito cedo; e acendia o candeeiro só para ler os seus livros por várias horas...achava incrível o seu amor pela Literatura, e ele também inspirou e despertou o mesmo amor em mim; ele me presenteava com os livros clássicos da Literatura Mundial e  da Literatura Brasileira, e sempre que eu acaba de ler um livro, ele vinha conversar comigo, o que eu achei dele e o que aprendi com a mensagem intrínseca contida nele.
 
Cresci e quando estava cursando a faculdade de Letras na Palma, próximo ao Pelourinho, num casarão com estilo colonial;  eu sempre aproveitava os intervalos entre as aulas e ficava atrás de uma enorme escadaria  no meu esconderijo secreto, num cantinho, que eu podia me isolar de tudo e de todos...lá eu podia reabastecer as minhas forças e ter um élan para continuar a minha lida diária, pois eu trabalhava os dois turnos e vinha direto para a faculdade.
 
''Quando a minha realidade escurece, me escondo, buscando a claridade atrás dos últimos degraus da escada; lá tem uma porta que se abre e eu encontro o meu esconderijo secreto, fico lá dentro, bem quietinha, segura, em paz,  a ler, a sonhar e a meditar.''
 
E foram os livros que me ajudaram a suportar a minha dura realidade e dupla jornada, eu ainda não era cristã, só lia a Bíblia ocasionalmente, sem muito entendê-la, principalmente o Velho Testamento, li os Evangelhos na  preparação e  na celebração de minha primeira comunhão; o Cristianismo praticado por minha família era  irmos as missas aos domingos, irmos ocasionalmente em missas de sétimo dia, em batizados, em casamentos, apenas isso, reconheço essa realidade com muita tristeza e o tempo precioso que eu perdi; pois me pouparia e evitaria tantos dissabores no porvir.
 
Esse hábito de me isolar pra ler continuou, principalmente quando eu convivi com o meu ex-companheiro, pois ele chegava a me dizer que eu tinha ''um mundo só meu''; ele não compartilhava o mesmo amor pelos livros, nem muito menos conversávamos sobre eles; enfim quanto mais ele me dizia isso, mas eu me sentia bem lendo os meus livros, vivendo outras realidades, apreciava ler o escritor Hermann Hesse, pois a maioria dos seus personagens eram muito parecidos comigo, pessoas que viviam isoladas, discriminadas e que muitas vezes não eram compreendidas pelas maioria das pessoas e também enxergavam coisas que as outras não conseguiam enxergar, nem muito menos conseguiam entender.
 
''Nada posso lhe dar senão a oportunidade, o impulso, a chave...eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo...'' (Hermann Hesse)
 
De minha infância até a maturidade sempre busquei o  meu esconderijo secreto, um local que pudesse me sentir bem, em paz comigo mesmo, enfim  ser um pássaro que voa...me libertando das amarras da gaiola.
 
Só quando conheci profundamente a Palavra  de Deus, e me entreguei totalmente a Cristo,  pude perceber que só nos braços do Pai eu poderia me reabastecer, me sentir plena e segura, não precisava mais buscar um local específico, qualquer lugar que estivesse em comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, seria um  lugar sagrado, repleto de paz, refrigério e descanso. E também não precisava mais buscar, com tanta sofreguidão, os livros para me sentir bem e viver outras realidades... Na Bíblia, eu matei a minha sede de saber, de conhecimentos, de me entender profundamente, o sentido da minha existência,  foi nela que encontrei todas as respostas, que eu sempre buscava cada vez mais, sem nunca ter encontrado antes, nem ter sido saciada totalmente.
 
 
''Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
 
Direi do SENHOR: Ele é o  meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei''. Salmos 91:1-2
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

SENTA AQUI, COMIGO, MENINO!


 
 
''Sou muito mais do que você conhece
Sou muito mais do que você vê aqui
Muito mais do que você me deixa ser
Sou muito mais do que você conhece
Um corpo e uma alma
Você não me vê, mas verá
Não sou invisível''
 
(Trecho da Letra da Música Invisibile- U2)
 
 
 
 
Senta aqui, comigo, menino, sei que você está apressado com vontade de correr, e continuar sendo apenas mais uma peralta criança  livre, sentindo o sol  acariciando o teu rosto, o vento baloiçando levemente os seus cabelos; sei que você quer brincar, sem pensar...nadar, nadar...sem se cansar, sempre indo em busca do instigante horizonte...
 
Mas por favor, me escute, converse comigo, preste atenção ao que te falo; sei que sou bem diferente e esquisita, ainda assim você pode aprender comigo,  brincando, interagindo e descobrindo novas peraltices; como por exemplo eu te ensino a criar um gigantesco castelo de areia e  te deixo, como as suas próprias mãos, derrubá-lo antes de mim, aceita?
 
Também te levo para o  meu esconderijo secreto e lá vou compartilhar contigo o meu livro predileto, o  Livro dos Livros; e tenho certeza, que você jamais será o mesmo menino; enxergará o mundo de uma maneira totalmente diferente; apreciará muito mais olhar o céu do que  a terra; sempre ficará indagando por que as estrelas estão tão longe... se dentro de ti já habita o brilho delas!?
 
 As flores ganharão uma nova perspectiva para você, elas sempre te relembrarão que são belas,  adornadas e perfumadas gratuitamente pelas inesgotáveis benignidades do Seu Criador.
 
Você compreenderá o verdadeiro sentido de sua existência, você não nasceu pra ser mais um menino, você  nasceu para ser um especial menino, aquele menino que o Senhor separou para ter um futuro dignificante na Sua presença; alguém que Ele pode contar para realizar a Sua grandiosa obra na terra; suas palavras, não serão apenas meras palavras, mas sim palavras inspiradas pelo Espírito Santo; e Ele estará contigo onde você estiver,  sempre será o seu Consolador, Amigo Fiel.
 
Deus te agraciou com diversos dons, devo ressaltar o dom da escrita, sendo assim, sempre procure honrá-lo e exaltá-lo no que escreve, nos edificando e nos deleitando com as suas pérolas de sabedoria.
 
Talvez você esteja se indagando...Por que encontrei uma menina tão chata pra ficar me relembrando dessas coisas?
 
E eu vou te responder,  porque o Senhor me tocou e sensibilizou ao seu respeito  e sei que Ele quer eu te relembre que você é uma ovelha preciosa do Seu aprisco; mesmo que esteja desgarrada em outras pastagens...
 
Por favor, acorde, você tem de priorizar a eclosão de sua verdadeira identidade--o que você realmente é dentro de si--um reflexo divino, a existir.
 
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Marcos 8:36

Porque, que aproveita ao homem granjear o mundo todo, perdendo-se ou prejudicando-se a si mesmo? Lucas 9:25

Eu tenho dentro do meu coração a eternidade e quero compartilhar contigo; mas creio, oro e tenho fé que você tem muito mais a me oferecer do que um simples brinde de taças repletas de vinho que inebria, mas não sacia a nossa sede de Cristo; Aquele que imolou o Seu sangue precioso para que tivéssemos vida, vida com abundância, vida eterna ao Seu lado por todo porvir.
 
E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18
 
E é isso que mais almeja a sua amiga, menina tão chata, que quer te encontrar não só por algumas noitadas da vida e sim por toda eternidade, na Nova Jerusalém, onde jamais haverá prantos, despedidas, desencontros, mortes e enganos...
 
Naquele grandioso Dia saberei que você realmente é muito mais do imaginei ou que te deixei ser...
 
Que o amor de Cristo sele os nossos corações em Cristo, por Cristo, hoje, amanhã e sempre!
 
Se cuide, meu manso menino,  cresça em Cristo, não desperdice o tempo precioso de vida agraciado a ti por Deus; lembre-se as honras, os aplausos, os seguidores, as curtidas no Facebook não significarão nada, absolutamente nada, quando você estiver frente a frente, face a face diante de Cristo!
 
 
 
 
 
 
 
 
 


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A VIDA É UMA SUCESSÃO DE RENÚNCIAS



A vida é uma sucessão de renúncias; a cada dia, que se descortina diante de mim, eu renuncio  a algo que almejo;  sendo um prenúncio de abundância, sem mais ânsia de querer, desejar, ter ou realizar...


Renunciei a solidão e fui agraciada com uma amizade inesperada e verdadeira!
 
Renunciei o casulo e voei como uma borboleta em plena liberdade.
 
Renunciei o roteiro e encontrei o caminho a galgar sem mais delongas.
 
Renunciei o vazio existencial mundano e fui preenchida totalmente pela presença de Cristo; eternidade a me agraciar.
 
Renunciei ao sonho e vivi a realidade plenamente suportável.
 
Renunciei a chuva e apreciei o arco-íris esplendoroso surgindo.
 
Renunciei a fartura para compartilhar a escassez, o despojamento e  o desprendimento mais uma vez.
 
Renunciei a cegueira e enxerguei, com muita mais clareza,  a antevisão de mim mesma.
 
Renunciei a razão para conceder o perdão.
 
Renunciei ouvir outras vozes para ouvir  somente a Tua Voz, Senhor...
 
Renunciei a emoção e imediatamente ajudei o  meu próximo; pratiquei a compaixão não só em palavras, mas também em atitudes.
 
Renunciei ao medo e  a coragem e a fé me cingiram de força pra seguir em frente.
 
Renunciei a bonança só pra que aprendesse com a tempestade-- o valor que tem uma presença amiga ao meu lado-- no momento, que se instalou o terrível caos!



''Todos mandamentos exigem uma renúncia''. (Frases Judaicas)

''Quem a tudo renuncia, tudo receberá''. (Francisco de Assis)











domingo, 16 de fevereiro de 2014

VIVENDO E APRENDENDO





Vivendo e aprendendo, nos meus devaneios escrevi:


''Dança, leveza da alma, a se revelar livre!''

''Silêncio é quando a alma geme e os lábios se calam''.

''Compaixão não é apenas um pensamento, uma mera ideia; compaixão é uma profunda mudança de valores, uma reviravolta interna-- quando somos incomodados e compelidos a ajudar imediatamente alguém que está sofrendo, agonizando-- não importando a distância, nem os obstáculos para ajudar o nosso próximo''.

''Nada está estático em nossa vida; tudo se movimenta e impacta o nada se tornando tudo!''

''Nunca deixe de ouvir a Voz que quer te revelar a verdade, somente a verdade, que já habita como semente dentro de ti;  ansiando por brotar, eclodir.

''Sou muito complicada pra ser amada; mas simples demais pra ser entendida, decifrada!''

''Quem nasceu para ser nabo; jamais será alface para enfeitar e aprimorar o sabor  da minha salada refinada e predileta''.

''Como dói viver, um dia de cada vez, quando o meu coração quer ser igual a uma garça apressada, a bater asas e voar!''

''Amar diariamente não cobra aluguel, nem tampouco pedágio e é gratuito; a moeda corrente do amor é o amor.''

''A cancela fechou e não passa mais nenhum boi, nem tampouco passa a nostalgia que se esvaiu, como esterco, diante de um pasto ressecado e improdutivo''.

''Errei ontem, errei hoje, nunca me esqueço de lembrar o quanto errei no passado''.

''Lembrança é como a visão de uma guilhotina, antes da cabeça ser decepada e rolar, sem mais pensar, penar e se atormentar''.

''Permaneça em mim, o que floresça e cresça, como um botão de rosa a eclodir e a exalar o seu doce e raro perfume''

''Solidão é ter um mundo dentro de si e não ter com quem compartilhar''.

''Meus pensamentos são livres como as nuvens passageiras; tem momentos que estou carregada ensimesmada; nuvens cinzentas...Vem a chuva, mas logo o sol irradia, minha alegria contagia''.
 
''Minha realidade interior é colorida igual ao arco-íris; pra me desvendar precisa galgar o céu''.
 
''Minha mente será o receptivo e acolhedor ninho para o pássaro  que habita dentro de mim, ser afagado, aconchegado, estimulado e aprimorado a voar...''

''Imaginação é um boneco de neve que se dissolve diante da realidade''.
 
 
''As melhores e mais belas coisas do mundo não podem ser vistas nem tocadas, mas o coração as sente.'' (Helen Keller)



 

 
 









APRENDI





Aprendi, as duras penas, preciosas lições:

Só devemos dar atenção as palavras das pessoas que realmente nos amam e nos consideram; opositores jamais  tecerão elogios ao seu respeito e muito menos reconhecerão o seu valor; então a melhor coisa que você deve fazer é esquecê-los e orar fervorosamente por suas almas; quem trata de um coração endurecido é o Espírito Santo, não você,  sendo assim se você já tentou uma amizade e  ela foi execrada, rejeitada; perceba que tem milhares de pessoas no mundo que estão dispostas a te ouvir, a dar valor a sua amizade, a fazer parte de sua vida, dando o maior incentivo as concretizações dos seus maiores anseios, sonhos;  e elas também comungarão com a mesma fé, compartilhando harmoniosamente entre si os seus pensamentos...

Quando as almas são compatíveis e afins, elas se reconhecem imediatamente; os sentimentos fluem naturalmente como as águas de uma nascente límpida e transparente; sendo assim  é perda de tempo e de  sabedoria insistir por uma amizade ou por qualquer outro sentimento...não devemos bater de frente, ir  contra  essa preciosa verdade e realidade; já descrita e tão exortada na Bíblia.

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Nem o Senhor Jesus cometeu tais atitudes, Ele sempre respeitou o direito das pessoas de O seguirem ou não, de aceitarem ou não a verdade expressa e revelada tão fartamente na Palavra de Deus e exemplificada em Sua vida; Ele respeitou e acatou a vontade de cada um-- em escolher o caminho da vida e da salvação ou o caminho da morte, da rebelião eterna sem a Sua presença. Mateus 7:6; Lucas 9:5

É tão fácil  expressar a sua vontade, a sua decisão... eu não gosto mais de vinho, a um tempo atrás até apreciava, agora ojerizo e abomino, aliás decidi, uma escolha pessoal minha, não consumirei  mais bebida alcóolica pelo resto de minha vida; mas respeito quem goste, desde que beba com moderação, sem outros fins, como por exemplo embebedar a outra pessoa com intuito de se firmar uma amizade, ou até com outros tipos de objetivos; cada um celebre de sua maneira e de conformidade ao seu gosto; mas o mais importante é que respeite a minha escolha de eu não beber e ser alegre e amiga, apenas bebendo o meu suco.

Muitas vezes as pessoas confundem as coisas, pensam que a verdadeira amizade é celebrar da mesma maneira como você celebra; se você fuma quer que a outra pessoa fume, senão não é amiga, não faz parte do meu grupo; se você escreve mensagens com lascívias e luxúrias, quer que a outra pessoa  goste e também escreva para ser sua amiga, fazer parte do seu rol de amizade, mesmo ofendendo a santidade de Deus; se você dirige em alta velocidade quer  que a outra pessoa também dirija, e por aí vai...infelizmente, na maioria das vezes, queremos que os nossos maus hábitos sejam compartilhados com as outras pessoas e também sejam ovacionados por elas; e quem não cede, nem compartilha,  ganha opositores gratuitamente, só porque você foi autêntica em expressar os seus pensamentos.

É tão simples assim... se você não gosta de dançar, não dance; se você não gosta da música que eu aprecio, não ouça, não fique ao meu lado; se você acha que eu escrevo mentiras, não leia mais as minhas palavras; pois se continuar lendo, aí sim demonstrará que aprecia o que você  mesmo critica; uma grandíssima incoerência!

Em tempo, aprendi, não lerei mais mensagens que não me edificam, nem me acrescentam; mesmo que antes tenha tido afã e esperança de ver realizado mudanças em algumas pessoas que almejei ter amizade; mas o tempo não é determinado por mim, e sim pelo tempo de Deus e o agir do Espírito Santo.

Uma coisa é certa jamais desprezarei a Palavra de Deus e os Seus preciosos ensinamentos para agradar alguém ou angariar uma nova amizade; uma vez, uma única vez agir assim, e foram os piores momentos que vivi em minha vida; não existe coisa pior do que a ausência de Deus, em Cristo Jesus; hoje tenho a certeza absoluta que todos podem me abandonar, desprezar, execrar...mas eu tendo a Trindade Perfeita ao  meu lado, estarei firme e forte nas minhas plenas e verdadeiras convicções!

Deixo um pensamento que aprecio de muito de Maria Betânia...

''Tenho um aviso na porta do meu coração:

''Quem não dança conforme o ritmo da casa, não perca tempo tocando a campanhia''


O amor é uma dança interminável e incansável, com passos rítmicos embalados pelas doces melodias  entoadas pelas batidas dos corações, sendo o encaixe perfeito entre os corpos, em plena consonância  entre as almas afins e harmoniosas.

 
 
















sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O CÍRCULO DE COMPAIXÃO




 
Hoje quero compartilhar com vocês um tocante relato de minha querida filha ''Bel'', que há três dias atrás encontrou um indefeso filhote de sanhaço todo verdinho; e se ela não estivesse atenta, poderia ter o atropelado, pois ele inocentemente estava no meio da pista, próximo a portaria da entrada do nosso condomínio;  minha filha não só viu o passarinho, mas enxergou o pequeno ser que estava em sua frente,  necessitando de seu carinho, da sua atenção e maior cuidado; nesse momento ela foi movida por extrema compaixão por ele, tanto que o levou imediatamente para nossa casa; e compartilhamos juntas momentos raros com o passarinho, pois além de cuidarmos dele, nos revezamos na sua alimentação; e ainda observamos o quanto os animais são solidários entre si, pois temos um amado gatinho chamado ''Tiquinho'' e ele também acolheu muito bem o seu novo amiguinho; ele só ficava observando e queria ficar pertinho do passarinho, onde ele estava, o gatinho ia atrás dele, como se ele fosse o seu irmãozinho mais novo,  o protegendo também.
 
Foram apenas dois dias de convivência entre nós, mas foram momentos marcantes, pois pude observar o quanto podemos conviver harmoniosamente entre espécies diferentes de animais, e entre o ser humano e os animais, basta apenas ter uma compaixão apurada entre nós, um querendo ajudar o outro, um estendendo a mão para o outro, o que está caído, agonizante...
 
Como Albert Einstein propôs que deveríamos expandir o círculo de compaixão; não só por seres humanos, mas por todos animais, pela natureza, pelo nosso planeta; esse círculo sempre começa e termina em nós; nós somos a compaixão revelada,  exemplificada, praticada, compartilhada, irradiada e contagiante.
 
Também fiquei meditando que minha filha parou o carro para não atropelar um minúsculo passarinho e já tem outras pessoas que atropelam outro ser vivo, e nem presta socorro, nem tampouco ajuda, nem muito menos tem compaixão por uma pessoa que muitas vezes está agonizando em virtude de sua imprudência, dirigindo em alta velocidade, avançando um sinal,  e o mais grave dirigindo completamente embriagado; como recentemente foi amplamente divulgado pelos meios de comunicação, um motorista dirigindo com um corpo de um homem que ele atropelou por vários quilômetros; como se ele estivesse totalmente cego, e que aquele homem em cima do capu do seu carro fosse apenas um boneco de cera que não tivesse vida, sangue, amor, sentimentos, familiares...
 
Depois ainda dizem que somos racionais e os animais considerados irracionais,  e eles que são feras e nós somos civilizados!
 
Agradeço a Deus pela vida de minha amada filha, uma alma sensível, tão cheia de amor e compaixão pelos animais; pois não é a primeira vez, que ela traz animais feridos, doentes e debilitados para a nossa casa; e o melhor disso que ela os recupera e os liberta para viverem ao ar livre, na natureza. Também agradeço a Deus por ter nos proporcionado momentos felizes em companhia do amado passarinho que nem deu tempo de o denominarmos com um nome carinhoso e cheio de afetividade.
 
''Um dia feliz ás vezes é muito raro'', como escreveu sabiamente, Jota Quest, na letra de sua música ''Fácil''; mas ele é raro porque nesse momento amamos e estamos totalmente entregues a esse amor,  e a compaixão é o elo que fortemente nos liga ao outro ser!
 
Para vocês, com todo o meu carinho e o meu apreço, o relato de minha filha ''Bel'':
 
 
''Encontrei esse lindo filhote de sanhaço verde no meio da pista, e quase o atropelo. Imediatamente parei o carro e resgatei o bichinho. Após DOIS DIAS de muito cuidado, bastante banana, melão, maça, pêra, melancia e água ele começou a voar pela casa, ainda que desajeitadamente. Porém, ele estava infeliz e inquieto, cantava desesperadamente o dia inteiro chamando a mãe. Deixava-o solto pela casa, não usei gaiola nenhuma. Mas mesmo assim, o bichinho parecia estar triste. Fiquei no maior dilema e angústia: Ficar com ele em casa por mais uma, duas semanas ou um mês até que a asa traseira crescesse mais e ele pudesse voar melhor ou tentar encontrar os pais dele enquanto ele ainda cheirava à folha e os pais ainda se lembravam dele. Decidi arriscar, mas com o coração na mão. Soltei o filhote em um coqueiro bem alto e fiquei por duas horas em pé aguardando que os pais dele aparecessem e quando eu já estava perdendo as esperanças e entrando em desespero, eis que aparece a mãe do passarinho e ele começa a bater as asinhas e voa atrás dela, logo em seguida eles pousam em outra árvore e parecem conversar, a mãe alimenta-o e logo em seguida aparece o pai do filhote. E os três voam juntos! A cena mais linda que já vi em minha vida! Louvado seja Deus por tudo ter aparentemente terminado bem! Muitos anos de vida a esse filhote de sanhaço apressadinho! LUGAR DE PASSARINHO É NAS ÁRVORES, LIVRE!''
 
 
Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? Mateus 6:25-26
 
- “Jovem: sabia que a sua geração não é a primeira a aspirar por uma vida plena de beleza e de liberdade? Sabia que todos aqueles que o precederam sentiam no coração aquilo que você sente hoje e que depois foram vítimas do ódio e da infelicidade? Sabia que todos aqueles desejos ardentes que você possui somente vão se realizar se você for capaz de exercer amor e compreensão pelos homens, animais, plantas e estrelas, de tal forma que cada alegria será também sua alegria e cada dor também sua? Jovem, abra os olhos, o coração, abra as mãos e fuja daquele veneno que seus antecessores sugaram avidamente da História. Só então o mundo inteiro há de se tornar a pátria de todos vocês, e seu trabalho, seus esforços, se espalharão como bênçãos sobre a Terra”. (Albert Einstein)

- “Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos… aumentando o nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a natureza e sua beleza.” (Albert Einstein)
 
'Todas as almas nobres têm como ponto comum a compaixão. (Frederich Von Schiller)




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 


 


 

 
 


 

 


quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A COMPAIXÃO DEMONSTRADA EM ATITUDES



Uma laranja só é saboreada plenamente quando são digeridos todos os seus gomos; assim como o amor ao nosso próximo, só é demonstrado incondicionalmente, quando temos verdadeira compaixão não só pelo estado físico dele e sim pelo estado de sua alma; não podemos usar as pessoas e descartá-las e jogá-las fora como laranjas podres no lixo. Essa atitude ecoa por toda eternidade; um dia daremos conta por nossos atos e por termos sido uma pedra de tropeço na vida de outro ser, ocasionando perdas e incalculáveis sofrimentos.
 
Enquanto uma alma geme em consequências dos nossos atos vis e insanos, não podemos deixar de ouvir os ecos dos seus sofrimentos na nossa consciência, ainda não totalmente cauterizada-- não é apenas mais uma vítima, mais uma presa, mais um troféu, mais uma brincadeira--mesmo que queiramos nos enganar e dizer que está tudo resolvido, esquecido, que é puro masoquismo da vítima, lesada, tripudiada e enganada, enfim acabou e é passado.
 
O odor de uma laranja jogada no lixo ainda nos atinge à distância; uma sujeira desnecessária e aviltante que ainda daremos conta um dia!



''Não há nada mais forte que a compaixão. Nem a sua própria dor pesa tão forte como a dor que se sente por alguém amplificada pela imaginação e prolongada por centenas de ecos''. (Milan Kundera)













sábado, 8 de fevereiro de 2014

A CRIANÇA QUE HABITA EM MIM

 


''A criança, ainda se esconde, atrás do vidro da janela;  sem refletir lá fora a sua verdadeira realidade''


A criança que habita em mim ainda chora, ainda se entristece, quando não é compreendida, nem muito menos consegue  despertar a atenção, nem a compaixão de alguém; quando uma outra pessoa não a enxerga,  a maltrata, a despreza, demonstrando o seu desafeto, a sua desatenção.
 
A criança que habita em mim ainda tem um vestido muito curto e pequeno para conter a vastidão, a imensidão de minha alma que almeja ser decifrada e revelada; não cabendo mais nas minhas antigas vestes rotas e surradas.
 
A criança que habita em mim ainda é pedinte, sem mão, apenas com um olhar, pedindo afeto, colo, abrigo e amizade.
 
A criança que habita em mim ainda sonha que o  mundo pode ser diferente, que as pessoas podem se amar incondicionalmente umas as outras; basta apenas deixar eclodir a criança esquecida e renegada que habita em cada uma delas.
 
A criança que habita em mim, todos dias, ora, clama pedindo que a distância finalmente se acabe; que o meu sonho de infância aconteça realmente, pois ela jamais se esqueceu dele--olhando o céu, as estrelas, da janela do meu quarto, e enxergando Jesus  Cristo de braços abertos, sorrindo pra mim; prenunciando que o Senhor jamais me deixaria só-- mas a criança impetuosa que habita em mim, não aceita, por que Ele demora tanto de voltar e me abraçar de novo???
 
Em outros braços, a criança que habita em mim, apenas quer treinar e aprimorar o seu amor, pois o amor é exercitado amando, praticando; ela sabe que é apenas um pequeno nuance, pequeno vislumbre da eternidade;  aí sim a criança será plenamente feliz, pois não haverá mais distâncias, desencontros, dores, saudades, carências, nem mais esperas, nem adiamentos, nem mais mortes.
 
 
 
E Jesus, chamando um menino, o pôs no meio deles,
 
E qualquer que receber em meu nome um menino, tal como este, a mim me recebe. Mateus 18:2,5
 
Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele. Lucas 18:17
 
 





 
 
 
 
 
 
 
 


EU SOU DA COR QUE SE PINTA...

 
 
 
''Não espere a tua inspiração chegar; sou extremamente colorida, a cada momento represento uma nuance do arco-íris, a te alegrar, contagiar!''
 
 


Eu sou da cor que se pinta...
 
Se é a cor branca, eu sou a paz que te acalenta, portanto me tens, como tesouro precioso, bem guardado dentro do teu coração;
 
Se é a cor vermelha, eu sou a alegria que eclode espontaneamente em tua vida, motivo constante do teu sorriso;
 
Se é a cor azul, eu sou o mar a te banhar, deleitar; eu sou o céu, com toda a sua amplitude e beleza,  sendo os lampejos da eternidade a te tocar,  te exortar e te aprimorar;
 
Se é a cor verde, eu sou a esperança inata que te estimula a manter a tua fé ágil, bem operante e bastante praticada;
 
Se é a cor rosa, eu sou a flor que floresce no teu jardim e  que te inebria com o meu perfume;
 
Se é a cor amarela, eu sou o sol a te aquecer, te estimulando a viver, sonhar, transcender!
 
Se é a cor preta, eu sou a ausência de cor, um pequeno descanso, apenas uma pausa, pra você ser luz no meu viver!!!
 


''As cores falam todas línguas''. (Joseph Addison)