quarta-feira, 29 de outubro de 2014

À SOMBRA DA CRUZ

 
 
 
Me detenho a escrever sobre o encontro de um casal de apaixonados fictício  que pode ter acontecido ou ainda pode acontecer...
 
Como poderia imaginar que à sombra da Cruz fosse o local perfeito para te encontrar, conversar, me declarar.
 
Os teus olhos brilham, como as estrelas, quando à sombra da Cruz reflete a sinceridade do teu sentimento nutrido por mim sem palavras.
 
As nossas mãos tateiam e se encontram, à sombra da Cruz, nos relembrando de outras mãos ensanguentadas, perfuradas injustamente, encravadas pelos grilhões.
 
À sombra da Cruz, somos ambos intimamente tocados, ao percebermos e termos  aceitação da preciosa verdade legada pelo perfeito sacrifício de Cristo, o nosso Salvador: Amar é  se entregar totalmente; sofrer até o fim pelo ser amado!
 
Quero, à sombra da Cruz, o nosso amor imolar!
 
Nos despojarmos de tudo; e finalmente sem apegos, pesares ou medo de partir, nos despedirmos à sombra da Cruz!
 
 
 
 
À SOMBRA DA CRUZ
 
 
''Jim Elliot escreveu um diário que foi publicado e comentado por sua esposa Elisabeth, após a morte dele. Um dos seus trechos é impressionante e recomendo a leitura a todos os noivos e casados, para uma autoavaliação.
 
Nele é mencionado um passeio que fizeram durante o qual declararam seu amor um ao outro:
 
Sem nos preocuparmos para onde íamos, passamos por um portão que estava aberto e acabamos entrando em um cemitério. Sentamo-nos sobre uma mureta e Jim explicava que ele me havia oferecido a Deus, mais ou menos como Abraão ao  fizera com seu filho Isaque. Eu me assustei--pois exatamente a mesma figura estava me acompanhando durante alguns dias, quando eu pensava sobre nosso relacionamento. Ambos tínhamos a opinião que nosso caminho foi determinado por Deus. As vidas de ambos pertenciam totalmente a Ele e, se fosse do seu agrado, aceitaria e utilizaria  essa ''oferta''. Assim, não queríamos colocar a mão sobre ela para buscá-la de volta para nós. Não havia mais o que comentar.
 
Estávamos sentados, em silêncio, enquanto anoitecia. De repente observamos que a lua havia nascido às nossas costas e projetado a sombra de uma grande cruz sobre nós.
 
A data dessa noite está anotada no hinário de Jim, ao lado da seguinte estrofe:
 
''E se quiseres que eu renuncie àquilo
 
Que é precioso para mim,
 
Então tome-o--ainda que não era meu!
 
Apenas entrego o que sempre foi Teu!
 
Seja feita a Tua vontade!''
 
 
(Extraído da citação do Livro:  Elizabeth Elliot, Eine harte Liebe, op.. cit., p. 105; do Livro: '' O Amor é Pecado? De Wolfgang Bühne- p. 95 e 96).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

NO AMOR MALOGRADO!





 
Precocemente te amei;

Tardiamente te conheci;

 Subitamente parti!




   Subitamente te amei;

   Precocemente te conheci;

   Tardiamente parti!



                                                                                         
    Tardiamente te amei;

     Subitamente te conheci;

     Precocemente parti!




''No amor malogrado, a ordem dos fatores não altera a soma, nem o resultado!






                                                                                                 




ESTAREI CONSTANTEMENTE ELOGIADA E PERFUMADA...



Me elogie hoje; amanhã, me elogie de novo; sábado, me elogie, indo alegres para nos confraternizarmos, encontrarmos;  me elogie no meu aniversário; me surpreenda, me elogiando inesperadamente, sem nenhuma data especial. Me elogie como uma forma de demonstrar o seu carinho e a sua amizade; enfim, me elogie sempre que se lembrar de mim.

As suas mãos tocaram nas páginas do livro presenteado e as deixaram impregnadas com o  almíscar das rosas...estarei constantemente elogiada e perfumada ao ler a sua presença ofertada para mim!


''Dar um livro é, além de uma gentileza, um elogio''. (Sêneca)

















UM LIMOEIRO QUE ME ENSINOU A APRECIAR A AMARGURA DA DOÇURA DO DESAPEGO!



Queria tanto que brotasse um morangueiro no meu quintal; mas o meu desejo foi malogrado e adiado;  brotou inesperadamente um limoeiro que me ensinou a apreciar a amargura da doçura do desapego!



''O tolo busca a felicidade na distância, o sábio faz com ela cresça debaixo dos pés''. (James Oppenheim)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

EU ESTOU CONTIGO; MESMO VOCÊ NÃO ESTANDO COMIGO!



Uma voz ressoa; uma voz pronuncia sem palavras; uma voz sussurra em sua mente, sem consultar o relógio, às três horas da manhã de um novo dia, e te diz com firmeza: ''Eu estou contigo; mesmo você não estando comigo!''
 
Você acorda acompanhada acreditando nas palavras proferidas...
 
 
''E minha voz nascerá de novo, talvez num outro tempo sem dores, e nas alturas arderá de novo o meu coração ardente e estrelado''. (Pablo Neruda)
 
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 25 de outubro de 2014

A LEITURA DE UM LIVRO É UM RELACIONAMENTO ÍNTIMO CONCRETIZADO



''A leitura de um livro é um relacionamento íntimo concretizado;
 que alguém pensou em mim ao escrever o seu tema, maior enredo!''
 
 
 
''Eu coloco dedicatórias nos meus livros, para me relembrar que as obras dos escritores são presentes de si mesmos pra mim.
 
Eu me aposso livremente das suas ideias, dos seus pensamentos, dos seus sonhos, das suas idiossincrasias, dos seus mundos inigualáveis, enfim...''
 
''Em uma das minhas Bíblias escrevi...''Amo tua Lei! Sempre vou amar! Perto de Ti, estarei; a Ti, desvendar!''



''Bendito é aquele que semeia livros, livros a mão cheia e manda o povo pensar; o livro caindo na alma, é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar''. (Castro Alves)






terça-feira, 21 de outubro de 2014

O QUE EU POSSO TE DAR?

 
 
 
Alguns dias atrás, eu tenho relembrado muito do meu amado pai, talvez seja devido a minha recente mudança, e estou morando bem perto ao edifício que residíamos antes; onde vivemos tantos momentos  marcantes e felizes ao seu lado, ao lado da minha mãe e das minhas irmãs.
 
Nunca esqueço das suas palavras, as quais, ele repetia constantemente ''que não podia nos deixar riquezas, mas conhecimentos, ele deixava''; quer dizer, ele sempre procurou nos incentivar a ler, a  estudar, a pesquisar, a nos dedicar. Quando tive os meus filhos, também comecei a repetir as mesmas palavras, e a adotar as mesmas atitudes de meu pai, os incentivando a lerem, a buscarem conhecimentos, a se dedicarem aos estudos, a se formarem e a terem uma profissão, uma vida digna.
 
Sempre pensei que estava agindo acertadamente e desejando o melhor para meus filhos; ao ponto de já estar pensando em vender um imóvel para dividir entre eles, eu estando  ainda viva. Mas ontem, graças a misericórdia de Deus, fui tocada profundamente pelo Espírito Santo, que meu pai e eu estávamos completamente  equivocados, por mais que tivéssemos a boa vontade de querer agraciar com estes legados os nossos filhos.
 
O que eu posso legar, de melhor e mais valioso, aos meus filhos não são conhecimentos mundanos, e sim, o conhecimento da Palavra de Deus, e o que de mais precioso eu posso legar a eles, não é dinheiro, bens, ou qualquer outra coisa, e sim, o Senhor Jesus Cristo! Que gratuitamente se revela e nos ama, sendo a maior riqueza que podemos possuir, legar  e compartilhar com os seres amados!
 
Meu pai faleceu sem sequer ter se dado conta desta verdade; e eu, mesmo sendo cristã, há pouco tempo (7anos); estava caminhando pelas mesmas veredas e equívocos...Eu não tenho nada de material a dar aos meus filhos, e mesmo que tivesse, não valeria nada, diante das ferrugens, das traças,  das ações inesperadas dos gatunos, dos revezes da natureza, das instabilidades financeiras, do tempo avassalador, etc.
 
O QUE EU POSSO TE DAR?
 
JESUS CRISTO!
 
Antes eu também pensava que para agradar uma  pessoa, e até manter e conservar uma amizade, eu precisava doar algo de material para ela; estava completamente equivocada. pois quando não existe mais o bem, o que se possa oferecer, acaba a amizade, o relacionamento entre eles!
 
Agora, os bens materiais não mais existem pra mim, nem são vínculos, nem tampouco chamarizes para os relacionamentos; não tenho nada de mim mesma, mas tenho Jesus Cristo gratuitamente para compartilhar! 
 
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.

E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.

 E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram.

 E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. Atos 3:4-8

Aprendi, depois de tantos anos, tantos desacertos e sofrimentos, que não são conhecimentos, nem bens, nem  tampouco favores, que unem as pessoas entre si, e sim, a presença imprescindível de Jesus Cristo entre eles; sendo um elo eterno, que sela este relacionamento--e é adornado por guirlandas de flores, amores-perfeitos que o perfumam;  e também as amizades e os vínculos familiares.
 

Ontem, antes de dormir, eu estava lendo a Palavra de Deus, e  resolvi ler um Devocional e tive a confirmação de tudo que eu estava meditando... As palavras tão edificantes de William MacDonald ...Para sua reflexão e aprimoramento:
 
 
''O homem de bem deixa herança aos filhos de seus filhos...'' (Provérbios 13:22)
 
 
Quando lemos este versículo, não devemos concluir rapidamente que se refere a uma herança financeira. É bem mais provável que o Espírito de Deus esteja falando de uma herança espiritual. Alguém pode ter sido criado por pais pobres, mas fiéis a Deus e esta pessoa, talvez seja eternamente grata pela memória de uma mãe e um pai que liam a Bíblia diariamente, oravam juntos como família e o criaram no temor e na instrução do Senhor--mesmo que tenham deixado um centavo ao morrer. Uma herança espiritual é o melhor tipo de herança.
 
Na verdade, um filho ou uma filha poderia ser destruído espiritualmente ao herdar uma grande quantia de dinheiro. Riqueza repentina muitas vezes acaba sendo inebriante. Poucos são capazes de administrá-la com sabedoria. Poucos que herdam fortunas continuam firmes no Senhor.
 
Outra consideração é que famílias são, muitas vezes, rachadas por inveja e brigas quando uma herança é dividida. É verdade que onde há um testamento, há muitos parentes. Membros da família que viveram em paz por anos de repente se tornam inimigos por umas poucas jóias ou porcelanas ou móveis.
 
Âs vezes essa questão de deixar dinheiro para os filhos é um tipo mascarado de egoísmo. Os pais, na verdade, querem ficar com o dinheiro para si pelo máximo de tempo possível . Eles sabem que a morte um dia o arrancará de suas mãos, então seguem a tradição de deixá-lo como legado para seus filhos.
 
No entanto, nenhum testamento jamais foi dividido que não possa ser ignorado ou distorcido por taxas legais. Pais não podem assegurar que seus desejos serão realizados depois que eles se forem.
 
Portanto, a melhor política é dar generosamente a obra do Senhor enquanto ainda se está vivo. Como se diz o ditado: ''Doe enquanto está vivo; então saberás onde sua doação foi parar''.
 
Assim, é melhor forma de fazer um testamento é dizer: ''Em sã consciência, coloquei o meu dinheiro à disposição de Deus enquanto estive vivo. Deixo para meus filhos a herança de uma criação cristã, um lar onde Cristo foi honrado e onde a Palavra de Deus foi reverenciada. Os entrego a Deus e a palavra de Sua graça, que é capaz de edificá-los e dar-lhes uma herança entre todos os que são santificados''. (Extraído do Livro:'' Luz Para O Caminho'')
 
 
 
 


 
 

domingo, 19 de outubro de 2014

SOU IGUAL A UMA ESPONJA!



Neste zigue-zague imobiliário...A primeira vez é bom demais, tudo é novidade; a segunda vez, continua sendo esperança de aconchego, de bons momentos para serem vividos na nova residência; a terceira vez é como se voltasse ao passado, novamente, voltando para casa; a quarta vez é um alívio, descanso, para a situação anteriormente vivida; a quinta vez, finalmente a minha segunda casa própria; a sexta vez é um sufoco, uma fuga, deixando pra trás todas as recordações; a sétima vez, alheio a minha vontade, contrato de aluguel vencido, sem opção, a não ser juntar todos trapinhos, e em tempo recorde, me mudar mais uma vez...Voltando as minhas origens, ao bairro que vivi durante toda a minha infância, adolescência e maturidade.
 
Reconheço que estou cansada de ser errante, de ficar me mudando; e para intensificar esses sentimentos e sensações ainda encontro uma pessoa, também do meu passado, para me indagar...''Onde eu estou morando?'' E quando respondo, ela me diz com espanto: ''Você parece cigana só vive se mudando''. O que poderia responder, a não ser...''Ah, é...Você tem toda razão com sua colocação!''
 
Continuo pensando sobre esse assunto e percebo que a cada nova mudança me traz uma nítida e estranha sensação de não pertencer a mais nenhum lugar nesta densa esfera terrestre!
 
A verdade é que sinto falta do meu Lar Celestial e do meu reencontro com meu Pai amado. Lá estarei verdadeiramente satisfeita, em paz, sem mais mudanças abruptas, no aconchego familiar por toda eternidade.
 
Enquanto isso não ocorre me sinto um pouco igual a uma criança birrenta que se queixa ao seu pai as razões da nova mudança, que ela sente falta da sinfonia dos  pássaros lá na varanda; e agora tem de conviver com os barulhos dos freios dos carros e dos ônibus circulando na avenida principal próximo de onde ela mora; mesmo sendo agraciada com uma visão espetacular do mar, da imensidão da orla...
 
''Na verdade, Senhor, quero encontrar um sentido para esta  nova mudança; estava tudo tão bom e prazeroso na minha antiga morada?
 
Pois, o Senhor sabe como eu não aprecio mudanças repentinas igual a esta!
 
O Senhor sabe que sou igual a uma esponja absorvendo até a última gota do lugar que estou inserida e me deleito!"
 
E ouço o sussurro manso e suave do meu Pai amoroso, mui terno e paciente me respondendo...
 
''Você já absorveu tudo daquele lugar; agora teve de partir...Você quer ser como uma esponja seca sem nenhuma utilidade ou serventia?''
 
Como uma criança envergonhada e submissa, me  calei diante da verdade revelada pelas palavras  proferidas...agora só me resta aguardar as surpresas que virão diante do desconhecido que se descortina diante de mim...
 
A noite é longa demais mais uma vez...e a esponja está novamente molhada  pelo orvalho da graça de Deus!
 
 
Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. 1 Crônicas 29:15
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

CONTINUE PEDALANDO!

 
 
Não importa os obstáculos,  as pedras na beira do caminho, continue pedalando!
 
Não importa a densa neblina, que momentaneamente encobre a sua visão, não temas, a Luz esplendorosa te alumia na escuridão; Ela sempre desbaratará as trevas.
 
Não importa a  duração da viagem, o tempo transcorrido, apenas confie no Seu Condutor,  continue pedalando;  seja perseverante, pois quem está no comando da sua bicicleta (vida) te conduzirá, em paz e segurança, ao Seu destino tão almejado e esperado.
 
 
''A vida é uma viagem que não sabemos de antemão o seu roteiro, nem tampouco o percurso adequado. Sendo assim,  jamais devemos ter a soberba de embarcarmos nesta sublime empreitada, sem a presença imprescindível de Cristo, para  nos alumiar, guiar e conduzir prudentemente durante toda a nossa íngreme jornada''.
 
 
 
Para sua apreciação e aprimoramento:
 
 
 
A ESTRADA DA VIDA
 
 
 
No princípio, eu via Deus como meu juiz, anotando as coisas que eu fazia de errado, para eu saber se eu mereceria o céu ou o inferno, ao morrer. Ele estava ali, mais ou menos, como um presidente. Eu reconhecia o seu retrato, quando via, mas não o conhecia realmente.
 
Posteriormente, quando encontrei a Cristo, parecia que a vida era como um passeio de bicicleta, mas uma bicicleta de dois assentos. Eu sentia que Cristo estava no banco de trás, ajudando-me a pedalar.
 
Eu não sei quando foi, exatamente, quando Ele sugeriu que trocássemos de lugar, mas a vida  não tem sido a mesma desde então. Quando eu tinha o controle, eu conhecia o caminho. Era um pouco monótono, mas previsível...era a distância mais curta entre dois pontos. Mas quando Ele começou a liderar, Ele conhecia atalhos deliciosos, subindo montes, passando por lugares rochosos e velocidades de tirar o fôlego, e tudo o que eu podia fazer era me segurar! Embora isso parecesse uma loucura. Ele se virava para trás, e dizia: ''Pedale!''
 
Eu ficava preocupado e ansioso, e perguntava: ''Bem, para onde estás me levando?'' Ele ria, e jamais respondia, e eu comecei a confiar nEle. Eu me esqueci de minha vida tediosa e entrei na aventura. E quando eu dizia: ''Tendo medo'', então Ele se virava para trás, e tocava em minha mão.
 
Eu não confiei nEle a princípio, não no controle da minha vida. Eu pensei que Ele a estragaria; mas Ele conhece os segredos do ciclismo. Ele sabe como fazer a bicicleta fazer curvas fechadas, como subir até pedras altas. Ele sabe como encurtar trechos assustadores.
 
Eu estou aprendendo a fechar a boca e, simplesmente, pedalar. Nós vamos juntos aos mais estranhos lugares. Eu estou começando a gostar da vista e da brisa fresca em meu rosto, com meu maravilhoso companheiro, Jesus Cristo.
 
E, quando eu tenho certeza de que não consigo mais, Ele sorri e diz...''Pedale!''
 
 
(Extraído do Livro ''Abraçado Pelo Espírito Santo'' de Charles Swindoll- páginas 167 e 168- sem a especificação da autoria do pequeno texto)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

AMIGO!



Amigo, árvore frondosa, firme, segura; esplendorosa, que me acolhe no teu regaço, me servindo de maior refúgio, maior abrigo. Amigo, inigualável uva Rubi carmesim, na qual me deleito tão prazerosamente diante da nossa cumplicidade, amizade.
 
Amigo, lembre-se, vigie, ore: O raio do sol transpassará o teu coração antes de tocar o  meu coração; sinta, previamente a dor da separação entre nós; quando as nuvens cinzentas encobrirão a minha visão de ti, apenas por um breve momento. Provando, testando a nossa fé e a nossa perseverança.
 
Amigo, sou apenas uma singela flor que brotou no chão do jardim inundado pelas tempestades da vida...A videira sobreviveu incólume aos reveses da natureza, ela ainda dará frutos perenes e deleitosos. Eu, embevecida, te convido a ser a minha sombra perpétua e inigualável--aos teus pés,  adormecerei, repousarei alegre, em paz e, plenamente tranquila.


Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira. Zacarias 3:10



 
 
 
 
 
 
 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

MUDAR É SEMPRE IMPRESCINDÍVEL!

 
 
Mudar é sempre imprescindível, só não muda quem já estar morto, não tendo mais o que fazer, nem transformar, nem abdicar, nem clamar, nem confessar, nem pedir clemência, nem perdoar...
 
Tampouco amar, se alegrar e novamente apreciar-- viver harmoniosamente sem mais temer, sofrer!
 
 
 
 
''Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova''. (Isaías 38:8)
 
''Se queres possuir a terra, não te deixes possuir por ela''. (Santo Agostinho)
 
 
 
 
 
 
 

FIDELIDADE É A FLOR QUE EXALA O MAIS DOCE PERFUME

 
 
 
Fidelidade é a flor que exala o mais doce perfume, o mais inebriante,  contagiando e inspirando a eclosão de todos outros botões de flores--as virtudes-- que a acompanham e fazem morada ao seu lado;  assim revelando a genuína presença de Deus habitando em Seu imutável Jardim!
 
 
 
E desposar-te-ei comigo em fidelidade, e conhecerás ao Senhor.
 Oséias 2:20
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O FOCO CERTO

 
 
 
Mova o seu espelho para o foco certo!
 
Não olhe para si mesmo, nem perca seu tempo mirando outro ser; se comparando, ora se menosprezando, ora se enaltecendo.
 
Seja sábio(a) e sempre focalize o seu olhar na direção do céu, almejando captar o esplendor da luz do sol; reflexo da beleza e da grandiosidade de Deus sobre a natureza e sobre as Suas amadas criaturas.
 
 
 
Se olhei para o sol, quando resplandecia, ou para a lua, caminhando gloriosa, Jó 31:26
 
 
 
 
 
 
 

sábado, 11 de outubro de 2014

UMA VOZ QUE JAMAIS SE CALA!

 
 
 
''Uma criança, um professor, uma caneta e, um livro pode mudar o mundo''. (Malala Yousafzai)
 
 
 
Querida filha, acrescentaria mais algumas palavras para esse edificante pensamento de Malala Yousafzai que servem de exortação para você, nunca esqueça dessa preciosa verdade.
 
''Uma voz que jamais se cala, dando vazão aos seus pensamentos mais íntimos, justos e verdadeiros. Sendo um poderoso instrumento usado por Cristo, através dEle e da Sua presença habitando dentro de si,  transformando totalmente o seu universo interior através das palavras proferidas (O VERBO te inspirando);  transcendendo  e transformando a realidade do mundo e das pessoas ao seu derredor''.
 
 
 
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. João 1:1-4



''O cristão é a mente através da qual Cristo pensa; o coração através do qual Cristo ama; a voz através da qual Cristo fala; a mão através da qual Cristo ajuda''. (Walter B. Knight)