quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

E SE ONTEM FOR O ETERNO HOJE...

 
 
Ontem, acessei a internet, e por acaso escutei um minicast muito interessante e edificante que aborda sobre o Filme: Feitiço do Tempo. E só de escutá-lo, me deu uma irresistível vontade de assistir esse filme...
 
 
Talvez você esteja se indagando...''mas como você não assistiu esse filme tão antigo e tão comentado?''
 
Calma, eu vou te explicar, desde de criança, eu fui direcionada por meu pai amado a só assistir filmes baseados em livros clássicos da Literatura Mundial;  biografias das pessoas famosas ou comuns, que se destacaram em suas vidas, e nos deixaram legados e exemplos incontestáveis. Também, alguns filmes sobre as vidas dos homens e das mulheres de Deus relatadas na Bíblia. Cresci e continuei seguindo os passos de meu pai em relação as escolhas dos filmes; raramente assistia uma comédia ou um filme musical. Mas sempre apreciei filmes românticos, por ter lido tantos livros sobre o Romantismo (Movimento Literário).
 
Ontem, abri uma das raras exceções, e me surpreendi com o tema e o conteúdo do filme: Feitiço do Tempo; e também  com as primorosas interpretações dos atores, das atrizes; com a estupenda trilha sonora.  Após acabar de ter assistido o filme, fiquei pensando, meditando... Não vou fazer uma sinopse dele. Mas pretendo compartilhar alguns pensamentos com você,  que me sobrevieram após o ter assistido. 
 
 
O primeiro pensamento é sobre a dádiva que Deus nos agracia a cada manhã, a cada novo dia;  a chance de viver uma nova história, uma nova vida.
 
O personagem principal Phil Connors teve essa chance de viver uma nova vida, ser um novo homem, a possibilidade de acertar, consertar aos seus erros, os seus equívocos que ocasionaram tristezas, mal entendidos ou até reações intempestivas em outras pessoas.
 
Entretanto devo salientar que não é tão fácil conseguirmos tal transformação radical; precisamos que o Espírito de Deus habite dentro de nós, e que faça a Sua obra secreta, dia após dia, em glória em glória, nos moldando a imagem e semelhança de Cristo.
 
O segundo pensamento que me sobreveio foi sobre os nossos relacionamentos amorosos, as nossas amizades, as nossas interações com os nossos  familiares, com os nossos colegas de trabalho ou até com os desconhecidos que cruzam conosco nas ruas, nas filas dos bancos, nos consultórios médicos, nos restaurantes,  enfim, nas arquibancadas das vidas-- quando eles são os nossos rivais, os nossos opositores, os nossos algozes, os nossos chefes, etc-- quantos relacionamentos rompidos, por nossa inabilidade de amar, servir, dialogar e interagir.
 
Muitas vezes, nos indagamos e ''se'' tivéssemos uma nova chance de agir totalmente diferente, de pedir perdão, de servir, de reconhecer a falta que faz um amigo; ou até mesmo, dar um abraço na atendente da lanchonete, ou parar, em meio a nossa agitação diária, e ajudar ao velhinho que anda cambaleando na esquina da nossa rua.
 
''E ponho as minhas palavras na tua boca e te cubro com a sombra de minha mão"

(Isaías 51:16)

Será que precisa ter um acontecimento extraordinário como: ''Feitiço do Tempo'' ou ''Dia da Marmota'' para agirmos assim com o nosso próximo? O nosso Pai amado já nos agracia com a dádiva do fôlego da vida, todos dias, para agirmos assim? A chance de nos assemelharmos a Cristo Jesus?
 
O que nos impede de dançarmos com o ente amado ao som daquela bela música, e termos como  testemunhas-- a luz cheia e as estrelas-- que parecem sorrir presenciando a harmonia de um casal apaixonados?
 
 
 
Eu sei, não sou ingênua, a tal ponto, de pensar que estamos livres das investidas malignas, das tentações, das hostes satânicas que nos rondam diariamente...das nossas debilidades, das nossas quedas, dos nossos equívocos; mas o importante é confessarmos os  nossos pecados, delitos; nos arrependermos sinceramente, clamarmos ao nosso Fiel Advogado; e sermos perdoados por nosso Pai amado; e a cada dia, a cada manhã,  começarmos tudo de novo.
 
''Não é a ausência de pecado, mas a tristeza por ele que distingue o verdadeiro filho de Deus dos mestres vazios''.
 
(A. W. Pink)
 
Eu creio no ontem que será o eterno hoje-- naquele grandioso Dia-- que tudo será perfeito; e que clamaremos a uma só voz uníssona...
 
SANTO, SANTO, SANTO...O NOSSO AMADO SENHOR REINA!!!
 
(Isaías 6:3; Apocalipse 19:1-8)
 
 
 
 
 
 
 
 
        
 
 

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O VENTO DA VIDA



 
O vento da vida vira um tufão quando quer desarraigar as folhas secas; entretanto, vira uma brisa suave quando quer levar uma flor rara do amor perfeito ao jardim inóspito e devastado...  
 
 
 
 
''Tu eras também uma pequena folha
que tremia no meu peito.
O vento da vida pôs-te ali.
A princípio não te vi: não soube
que ias comigo,
até que as tuas raízes
atravessaram o meu peito,
se uniram aos fios do meu sangue,
falaram pela minha boca,
floresceram comigo''.
 
Pablo Neruda Os versos do Capitão






 
 
 
 
 
 
 
 
 

COMO O MÉRCURIO




''Desejo almejado, depois concretizado, é como o mercúrio que cai das suas mãos, e se esvai velozmente para o ralo...''


''Combinação esdrúxula que destrói qualquer desejo anteriormente nutrido: o vento norte avassalador; as fuligens que permeiam o ambiente; o calor abrasador; depois sobrevém a súbita tempestade, um terror!''.
 
 
 
 
 
 
 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

AH, QUEM OUSA?



 


Ah, quem se importa?

Com as lágrimas copiosas derramadas.

Ah, quem enxerga?

As olheiras tão profundas e tão visíveis das noites mal dormidas.

Ah, quem observa?

A angústia, o medo contido, reprimido; a fuga intempestiva..

Ah, quem sente falta?

Da presença,  do olhar pedinte e penetrante,  das palavras profusas, emudecidas, sem jamais serem proferidas, reveladas.

Ah, quem toca? Quem cuida? Quem beija?

Na ferida aberta que mina, sangra; do doente lamentoso; o abjeto repulsivo!

Ah, quem ama?

O obscuro, o estranho, o anônimo tão impulsivo...

Ah, quem ousa?

Ser amigo do distante cansado, solitário desvalido!




''A amizade nasce no momento em que uma pessoa diz para outra:

O quê?

Você também?

Pensei que eu fosse o único!''

(C.S.Lewis)










O PORTO SEGURO

 
 
 Longe está, se fora do alcance estiver;.perto está, se tiver alcançado o alvo, a meta, o porto seguro-- além da imaginação, do pensamento, do cais de pedras gélidas, afiadas e escorregadias...
 
 
 
''O pensamento, único tesouro que Deus  pôs fora do alcance de todo poder e guarda como  um elo secreto entre os infelizes e Ele próprio''.
 
(Honoré Balzac)