sábado, 22 de outubro de 2016

COMO UMA ALMOFADA PARA O MEU CORAÇÃO







Somente, quem perdeu, muito perdeu, se solidariza com a dor alheia!
 
 
''Na viagem de volta eu pensava nas lágrimas. Nossa cultura diz que os homens devem ser fortes e que a força de um homem, durante, a desgraça, se percebe em sua face sem lágrimas. Lágrimas são para mulheres; elas são sinais de fraqueza, e às mulheres se permite serem fracas. Melhor seria se elas também fossem fortes.
 
     Mas como celebrar uma estoica ausência de lágrimas?
Como insistir em nunca externar o que vai dentro, se isso está sangrando? Será que suportar chorando não requer tanta força quanto nunca chorar? Devemos sempre esconder os nossos sofrimento? Não devemos, por vezes, permitir que as pessoas o vejam  e nele penetrem? Devem o homens fazer isso?
 
E por que é tão importante parecer fortes? Eu fui agraciado com a força para suportar. Mas fui agredido,  e ferido. Estou fingindo outra coisa? Feridas são desagradáveis , eu sei. Causam repulsa. Mas devem ela ser escondidas?
 
Olharei o mundo através das lágrimas. Talvez eu veja as coisas que eu não veria com os olhos secos''.
 
 
''As lágrimas...elas descem e eu as deixo fluir como convém, fazendo delas uma almofada para o meu coração.
 
Nelas, ele descansou''.
 
                                                                                                    Agostinho
                                                                                     Confissões, IX, 12
 
 
 
 
(Extraído do Livro: Lamento - A fé em meio ao sofrimento e à morte - nicholas Wolterstorff, p. 30, 31)


Nenhum comentário:

Postar um comentário