quinta-feira, 17 de novembro de 2016

RECEBER UM CHAMADO JUNTOS


 



O que quer dizer amar uma outra pessoa? O afeto recíproco, a compatibilidade intelectual, a atração sexual, a partilha de ideais, um suporte comum, tanto financeiro como cultural e religioso, tudo isto podem ser fatores importantes para um bom relacionamento, mas não são garantia de amor.

Um vez encontrei dois jovens que queriam casar. Ambos eram bem parecidos, muito inteligentes, muito semelhantes quanto ao background familiar e amavam-se perdidamente. Tinham passado muitas horas com psicoterapeutas qualificados para analisar o seu passado psicológico e para examinar diretamente os seus pontos fracos e fracos, no aspecto emocional. Pareciam a todos, bem preparados para se casarem e terem juntos uma vida feliz.

Mesmo assim, fica a questão; serão capazes estas pessoas de se amar mutuamente bem, não só por algum tempo ou alguns anos, mas por toda a vida? Para mim, que fui convidado a acompanhá-los, isso não era tão óbvio como para eles. Eles tinham-se estudado durante muito tempo e estavam certos que os sentimentos de amor mútuo eram fortes; mas seriam eles capazes de enfrentar juntos um mundo em que muito pouco apoia um relacionamento duradouro? Donde  lhes viria a força de serem fiéis um ao outro, em momentos de conflito, pressão econômica, angústia profunda, doença e perante infalíveis separações? O que significa para este homem e esta mulher amar-se como marido e esposa até a morte os separar?

Quanto mais eu refletia sobre isto mais sentia que o casamento é, acima de tudo, uma vocação. Duas pessoas são chamadas em conjunto a cumprir a missão que Deus lhes confiou. O matrimônio é uma realidade espiritual. Ou seja, um homem e uma mulher unem-se por toda a vida, não só provam um profundo amor recíproco, mas porque acreditam que Deus ama cada um deles com infinito amor e os atraiu para serem testemunhas vivas desse amor. Amar é corporizar, digamos assim, o amor infinito de Deus numa comunhão fiel com outro ser humano.
 
 
(Extraído do Livro: Mosaicos do Presente - Vida no Espírito - de Henry J. M. Nouwen; Capítulo X - Relacionamento, p. 122-123)
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário